quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pavilhão

Me desculpem o bairrismo, mas eu sou assim... e assim vou morrer.

O orgulho que ostentamos daquilo que "temos" ou "somos", deve ser sempre reverenciado de forma a preservá-lo dentro de nós de maneira sadia e construtiva. Utilizar esse sentimento para engrandecer-nos como seres humanos e fazer a nossa parcela para que a sociedade cresça de maneira uniforme e contínua é premissa para a liberdade, igualdade e humanidade dos povos e entre eles.


Dessa forma, Orgulho e Humildade complementam-se. Saudades meu Pai, exemplo de orgulho humilde - [17m].


Autor: Alexandre Faccioni Barcellos

OIGALÊ VISTA LINDAÇA DO GAÚCHO PACHOLENTO
TROTEANDO DE CONTRA O VENTO MONARCA É NO SEU BASTO
BOMBEIA AO LONGE É O ENSINO DO INSTINTO
E VÊ UM PAVILHÃO DIVINO DANDO RAZÃO À UM MASTRO

TRICOLOR DO MEU AGRADO, COMO OUTROS, TE VENERO
ENTRE O VERDE E O AMARELO A COLORADA SANGRIA
A MARCA DA REBELDIA NA LUTA DO NOSSO POVO
E SE “ATRAQUEMO” DE NOVO SE PRECISAR VALENTIA

SAGRADA SIMBOLOGIA, O BEM MAIOR DE UMA TERRA
QUEM A DEFENDE NÃO ERRA, EU TENHO A CONVICÇÃO
SEJA QUAL FOR O GALPÃO E A SUA SIMPLICIDADE
TERÁ ESTAMPADA A VERDADE DE QUEM POVOOU ESTE CHÃO

CARREGA EM TEUS TRAÇOS, VERTENTES, ALÉM DO ORNAMENTAL
E ESSE AMOR ANCESTRAL SEMPRE FEZ PARTE DA GENTE
PERMANECENDO LATENTE SENSO COMUM DE ALTRUÍSMO
EM DEVOTO ATAVISMO ESSA É A NOSSA SEMENTE

POR ISSO QUANDO EU TE VEJO EXUBERANTE AO VENTO
"ME CHEGA A ARREPIAR O PELO" COISA IGUAL NUNCA SE VIU
SÓ SABE QUEM JÁ SENTIU ESSE ORGULHO VERDADEIRO
E BERRA PRO MUNDO INTEIRO – EU SOU GAÚCHO, BRASIL

truco adelante!!

oigalê: expressão de satisfação, espanto. Análogo a um "meu Deus"
pacholento: calmo, sereno, tranquilo
basto: espécie de sela de montaria